Sábado passado,dia 14/05/2016,fomos visitar mais um novo produtor de hortifrutis,chamado sítio Canaã.
Localizado na região rural de Corumbataí,próximo a cidade de Rio Claro/SP e entre as cidades de Ajapi e Leme,o sítio,de um produtor familiar,tem como foco principal o cultivo de seu grande e extenso limoal e a produção em larga escala do cultivo protegido e suspenso de tomates do tipo grape e,em breve,de outras variedades.
Entre outros,há também a produção em menor escala de folhas diversas,mangas de variedades”esquecidas” ou não produzidas em escala comercial,legumes em geral e outros.
A propriedade teve seu recente certificado aprovado pela OIA e segue os preceitos da agricultura orgânica e natural,produzindo seu próprio adubo e comprando-se alguns outros,autorizados p/ tal,de empresas de fertilizantes.
P/ o tomate,no caso,é utilizado o processo de cultivo protegido e em vasos,no sistema de carrossel holandês,conforme fotos abaixo,e a irrigação utilizada nestes é o próprio fertilizante,denominada esta técnica de ferti-irrigação!
Já os limoeiros,o grande carro-chefe do sítio,é cultivado s/ maiores cuidados,naturalmente,os adubando somente c/ pós de rochas variadas e,esporadicamente,tratado c/ produtos naturais e caldas específicos,por aspersão,p/ prevenir doenças típicas dos cítricos.
Segue algumas fotos da propriedade:_
- Tanques de fertilizante líquido
- Fertilizante tomateiros
- Tomates em cultivo aéreo e protegido
- Vista de cima dos tomateiros
- Outro plantio em escala de tomates
- Estufa pronta p/ mais um plantio!
- Horticultura suspensa
- Outra estufa p/ a horta
- Planta de máquinários
- Início do limoal
- Limoal extenso
- Limoal imenso a se perder de vista…
- Área a cultivar…
- Vista do horizonte da propriedade
- Adubação verde e milharal
- Adubos e fertilizantes utilizados
- Mais adubos