Nos dias 03 e 4 de dezembro ocorre a primeira Conferência Nacional de CSA do Reino Unido, na cidade de Stroud, condado de Gloucestershire.
CSA, em inglês, significa “Community Supported Agriculture”, que no Brasil teve a sigla adaptada para Comunidade em Suporte à Agricultura. O conceito de um CSA é de que os consumidores se engajem, com contratos de compra anuais, junto aos produtores da sua região para que eles tenham uma garantia de venda, e um auxílio financeiro para a compra de insumos. Em um CSA, o trabalho dos consumidores junto dos agricultores, em visitas aos locais de produção, auxiliando no trabalho e descobrindo a terra, é também visto enquanto um ideal.
O evento que ocorre esta semana na Reino Unido é fruto de um longo trabalho da Soil Association, em parceria com CSAs da Inglaterra e País de Gales, além de outras instituições de fomento a agricultura orgânica e ao consumo responsável e local. O objetivo da formação da rede é de ampliar a visibilidade das CSA no Reino Unido, fomentando a criação de novos grupos, a troca entre os CSA já existentes, e o apoio técnico integrado. Na França, a MIRAMAP, que congrega as AMAPs (Association pour le Maintien d’une Agriculture Paysanne) existe desde 2010, negociando políticas para agricultura camponesa e propondo novos modos de produção e consumo a nível nacional.
O movimento de CSA no Brasil está se iniciando, e uma rede fundada em julho deste ano para ampliação deste movimento no Brasil.
Link para o evento do Reino Unido http://www.soilassociation.org/communitysupportedagriculture/conference
Link para a rede de CSA Brasil – http://csabrasil.wordpress.com
Link para a MIRAMAP França – http://miramap.org